Equipamentos / Infraestruturas

As infra-estruturas da Freguesia vão no sentido de dar respostas aos problemas de melhoria de condições de vida da população no que respeita à higiene e salubridade, manutenção de estradas e caminhos, conservação de escolas, cemitério e recintos públicos.
É na sede de Freguesia que se encontra o cemitério que cobre todos os lugares pertencentes. O abastecimento de água tem cobertura a 100%, sendo que no campo do saneamento essa cobertura vai a 85% mas contamos brevemente proporcionar essa cobertura a 100%. Relativamente a correspondência, encontra-se nesta Freguesia um posto dos CTT a funcionar de Segunda a Sexta-feira e o carteiro faz o giro diário por todos os lugares da Freguesia. Está esta Freguesia equipada com um espaço para a realização do mercado bimensal, todas as quartas Feiras e Sábados, junto ao edifício sede da Junta de Freguesia.
A Freguesia de Sangalhos está dotada de dois bancos com multibanco, satisfazendo as necessidades das pessoas da terra.
A recolha do lixo e efectuada 3 vezes por semana pela Câmara Municipal de Anadia, percorrendo todos os lugares da Freguesia, existindo também nos vários lugares da Freguesia ecopontos para a promoção da reciclagem, onde também um oleão se encontra na sede de Freguesia.
As crianças podem ainda, usufruir de um parque infantil no Passal, onde é possível passar momentos de lazer.
Ao nível dos transportes, a Transdev serve diariamente a Freguesia, com ligações a Águeda e Coimbra, Aveiro, entre outros destinos, sendo que no lugar do Paraimo está a estação de comboios para quem necessite deste meio de transporte, Também uma praça de táxis se encontra em Sangalhos.
Dois parques de merendas nos lugares de Sá e em Sangalhos proporcionam aos cidadãos passar bons momentos junto com família e amigos.
Na sede da Junta de Freguesia, encontra-se também ao dispor de todos uma biblioteca. Um posto de combustível na Freguesia faz face ás necessidades da população, no que respeita á procura deste bem. 
A Freguesia de Sangalhos dispõe de um posto da Guarda Republicana, proporcionando uma maior segurança á população.
 
CULTURA E DESPORTO
No âmbito da recuperação, preservação e divulgação da cultura rural ancestral local, são várias as instituições que dignificam o nome da terra, quer a nível nacional quer alem fronteiras, onde todas elas nos merecem o maior respeito e apreço por essa difícil tarefa, nomeadamente ACARS — Associação Cultural Amigos do Ribeiro, ADASFES — Associação Dadores Sangue de Sangalhos, AGRUPAMENTO N° 681— S. VICENTE (Escuteiros de Sangalhos), ASSOCIAÇÃO de CAÇADORES e PESCADORES de SANGALHOS, ASSOCIAÇÃO de CICLISMO de AVEIRO, ASSOCIAÇÃO DE MORADORES S. JOÃO de AZENHA, CENTRO CULTURAL FOGUEIRENSE — Grupo Coral Oásis, CENTRO CULTURAL de SÁ, CENTRO CULTURAL e DESPORTIVO do PARAIMO, GRUPO CÁRITAS de SANGALHOS, GRUPO DESPORTIVO da FOGUEIRA, SANGALHOS DESPORTO CLUBE, SDC — Secção Columbofilia, SDC — Núcleo Karaté de Sangalhos, sendo "obrigatório" uma palavra especial para a SANTA CASA da MISERICÓRDIA de SANGALHOS, pela forma empenhada que se dedica a esta área.
No que ao Desporto diz respeito, a Freguesia de Sangalhos é privilegiada pela presença de várias associações desportivas como em cima referenciamos, todavia é indissociável o nome que a terra com a história do ciclismo nacional, onde, António Alves Barbosa, primeiro português a competir na Volta a França em bicicleta, em 1956, terminando em 10º lugar na classificação geral. Esta tradição está bem patente na indústria local, visto uma grande parte da mesma é dedicada ao fabrico importação e exportação de bicicletas e de pedais, motorizadas e acessórios para as mesmas. Desportos ao ar livre são também possíveis aqui na Freguesia, uma vez que se encontra munida de campos de futebol, quer de onze ou futebol de sete, pois são quatro os polidesportivos distribuídos nos diversos lugares da terra, onde também um Gimnodesportivo aqui tem lugar para a pratica dos mais diversos tipos de desporto, como por exemplo o Basquetebol, Andebol, entre muitos outros. Uma piscina na estalagem de Sangalhos permite a população momentos de lazer. Sendo uma terra tradicionalmente rica no ciclismo, realce para o Velódromo Nacional – Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, sendo a única instalação para o ciclismo em pista coberta. Está dotada de um centro de estágio com alojamento e restauração, funcionando como estrutura destinada ao alto rendimento de todo o ciclismo português.
O velódromo nacional vem colmatar uma lacuna importante no ciclismo nacional, criando condições ideais não só para o desenvolvimento do ciclismo de pista como ainda na formação de futuros valores para a modalidade.
As infra-estruturas são adequadas para o trabalho de selecções nacionais e projectos olímpicos, cumprindo com os padrões internacionais. Este equipamento polivalente é compatível com o desenvolvimento de outras modalidades desportivas tais como o basquetebol, andebol, futebol, entre outras.