Artesanato

Já lá vai o tempo em que os homens das vindimas acartavam às costas muitos quilos de uvas em grandes cestos de madeira de castanho. Era a única forma de fazer chegar aos lagares as uvas cortadas. O "cesto vindimo" ou "de vindima" facilmente se transformou num dos símbolos do esforço e do árduo trabalho que representavam as vindimas na região. 
Bordado é uma forma de criar a mão ou a máquina desenhos e figuras ornamentais em um tecido, utilizando para este fim diversos tipos de ferramentas como agulhas, fios de algodão, de seda, de lã, de linho, de metal etc., de maneira que os fios utilizados formem o desenho desejado.
 
Através deste tipo de artesanato pode-se ver as características do povo de uma terra, sua cultura e sua história, que é passada de pai para filhos há séculos.
O barro é um dos materiais preferidos pelos artesãos.
 
Desde tempos imemoriais que é conhecido, recolhido como documento, trabalhado como arte ou com funcionalidade prática. Não importa como, ele revela sempre as remotas influências romanas e árabe. O sabor especial que o barro novo confere à água, levou à criação de toda a espécie de bilhas. Daí a passar para mão criativa do artesão foi um passo.